Better Call Saul: O JEITO CERTO DE FAZER UMA HISTÓRIA DE ORIGEM

Tenho uma lembrança muito específica com a primeira temporada de Better Call Saul, lembro quando ela estreou que eu colei na casa do Pedro pra assistir junto com eles o primeiro episódio, no meio tinha gente, assim como eu, que já tinha visto Breaking Bad e outros que não (o Erick talvez?), e o primeiro episódio é bem legal até, mas o ápice com certeza foi na ultima cena, que aparece simplesmente o TUCO, todo envolvimento que o Saul estava "começando" a ter com os skatistas... era com ninguém menos que TUCO SALAMANCA. Na cena que o Tuco dá uma olhadinha pra fora antes do episódio acabar, todo mundo que tinha visto Breaking Bad simplesmente ficou em choque e deu um leve berro, foi simplesmente sensacional.

Depois disso eu terminar a primeira temporada e a segunda (um ano depois) sozinho, mas lembro de não curtir tanto, ela era meio lenta, apesar de ter um desenvolvimento legal do Saul com o irmão dele e tal. Mas eu simplesmente dropei a série e "desisti dela".

Vamos então pra 2022, ano que a série chegou a sua ultima temporada e lembro do Jef e Gus comentando que a série era incrivel e que valeria a pena voltar a ver, mesmo que o começo fosse chato mesmo. Até que em Julho de 2022 eu parei de trabalhar em definitivo no Japão e peguei Better Call Saul pra assistir, comecei tudo de novo, desde a primeira temporada e fui tentar chegar ao final... E MEUS AMIGOS, foi a melhor decisão que eu pude tomar nesse meu período de desemprego total. Simplesmente a série que praticamente melhorou, impulsionou e talvez até superou Breaking Bad, e digo isso sem arrependimento ou exagero nenhum.


A história da série começa anos antes de Breaking Bad sequer começar, Saul Goodman na verdade é Jimmy McGill (que inclusive ele fala esse seu verdadeiro nome no primeiro contato que ele tem com o Walter White) e ao longo das temporadas a gente vai acompanhando Jimmy McGill até se transformar em definitivo em Saul Goodman, e também aos poucos história da série alcançar os acontecimentos de Breaking Bad. Não só chegar até Breaking Bad, como também mostrar o que aconteceu após o final da série, por isso, se você assitiu Breaking Bad mas não viu Better Call Saul, vocês não viu Breaking Bad (ou pelo menos não terminou a história).

Não apenas isso, como a série é ABSURDAMENTE bem contruída e bem feita, mesmo sabendo o que vai acontecer no futuro com o nosso querido Saul Goodman, acompanhar todo o processo e entender por trás desse personagem, é simplesmente incrível. A série faz questão de mostrar a história e plano de fundo de outros personagens também, como Gustavo Fring, Mike e até da família Salamanca!! Todo esse aprofundamente faz com que, a gente sabendo o que viria vir acontecer em Breaking Bad, torna-se mais paupável e com um contexto muito mais bem aprofundado. Como que o Gus construiu aquele laboratório sem levantar suspeitas? Como Hector Salamanca bota medo em geral mesmo estando em cadeira de rodas sem se mexer? Como Saul conhecia Mike e Gus? Tudo isso não é apenas explicado, mas MOSTRADO!! Essa série é simplesmente um presente pros fãs de Breaking Bad.


Assistir essa série, assim como foi assistir Breaking Bad, pra mim foi um privilégio, me sinto feliz em estar vivo pra poder presenciar essas duas obras. Eu particularmente não consigo me decidir entre qual das duas é melhor, ou qual das duas é "melhor". Cada uma é perfeita do seu jeito, cada uma tem seu mérito. Na verdade eu acho que as duas se completam, uma precisa da outra pra contar essa história, com um ótimo começo, meio e fim. Eu simplesmente sou apaixonado por essa história e essa trajetória, tanto de Walter White como Saul Goodman... ou melhor, Jimmy Mcgill.

Inclusive, não existiria Walter White se não fosse Saul Goodman, isso não é apenas dito como mostrado na série. É só pensar, quem livrou Walter White da merda sei lá quantas vezes em Breaking Bad? Walter teria sido pego em poucos meses se não fosse os trambiques e coisas do Saul. 

Os personagens "novos" também são incríveis, Nacho e Lalo Salamanca são simplesmente perfeitos pra essa história, não querendo dar muito spoiler mas tanto um quanto o outro tem uma importancia e relevancia GIGANTE pro que chega a acontecer em Breaking Bad anos depois, mesmo os dois só aparecendo nessa série. A cena do Nacho no deserto pra mim é uma das minhas cenas favoritas da série, não apenas de Better Call Saul como de Breaking Bad também. Incrível, simplesmente incrível, aula de cinema!


Já disse e repito: se você assistiu Breaking Bad mas não assitiu Better Call Saul, você não assistiu Breaking Bad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário