Maratonei todos os filmes do HOMEM ARANHA (antes do "No Way Home")

Homem-Aranha sempre foi e sempre vai ser o meu super herói favorito, eu gosto dos quadrinhos, dos jogos e principalmente dos filmes, tem quem discuta qual "o melhor filme", "qual o melhor Peter Parker do cinema" mas eu sempre gostei de todos, mesmo vendo defeitos no "Amazing Spider-Man" de 2012, eu ainda assim assisto o filme e me divirto, o mesmo vale pro Homem-Aranha 3, Far From Home e Venom. É tudo Homem-Aranha gente, cada um é uma versão do cabeça de teia, seja boa ou ruim.

E por falar em "versão do cabeça de teia", a nova versão dele do MCU (do Tom Holland) QUASE teve a trilogia cancelada... por causa de problemas burocráticos da Disney com a Sony e etc.. e seria MAIS UMA versão do Homem-Aranha nos cinemas que seria cancelada (porra, Amazing Spider-Man 2 de 2014 terminou com um monte de gancho pra sequencia, e não teve sequencia..), e isso me deixou triste na época, decepcionado e sei lá... mas por sorte, isso não aconteceu!

Não apenas "não aconteceu", como além de ter sido confirmada que teria sim um "SpiderMan 3 do MCU" essa versão ainda mexeria com o ARANHAVERSO e óbvio que isso gerou na gente a possibilidade e esperança dos outros Aranhas dos cinema aparecerem no filme... né?! Seria perfeito! Isso com certeza foi consequencia da animação "Homem Aranha no Aranhaverso" e de toda a "moda de multiverso" que estamos vivendo hoje em dia, mas não que eu esteja reclamando, eu acho isso MUITO daora, e se tem um herói do MCU que é PERFEITO pra isso, com certeza é o teioso.

Pois bem, onde estou querendo chegar com tudo isso??

Toda essa enrolação foi apenas pra dizer que esse terceiro filme do Homem-Aranha do MCU foi anunciado pra dezembro de 2021, com nome e data de estreía (e o possível plot de aranhaverso), PORÉM, no Japão ele será lançado apenas em JANEIRO, exatamente três semanas após a estréia no resto do mundo...

Terceiro filme do Homem Aranha do MCU

E esse fato bizarro me arremeteu a duas coisas: primeiro, eu preciso urgentemente dar um jeito de esquivar dos spoilers desse filme, por mais que seja uma tarefa impossivel, visto que é o filme mais hypado do ano (justo né) e segundo, e se eu reassistisse todos os filmes dos aranhas antes de ver ele?? já que só vai lançar no Japão DEPOIS do feriado de dezembro mesmo, é uma hora perfeita pra isso, visto que se ele lançasse na data certa, eu não teria tempo pra rever todos, ou então teria que ter me planejado disso muitas semanas antes (e ver um por fim de semana talvez?)

E bem, eu meio que consegui fazer as duas coisas, no momento que estou escrevendo esse texto, estou no meio do feriado de dezembro, não recebi nenhum spoiler do filme (eu acho), tudo que eu sei dele até o momento é o que teve nos trailers e que sim, vão ter os aranhas dos outros filmes, mas não que isso seja algo que as pessoas só iriam descobrir no filme... já tinha saido isso em tudo quanto é imagem promocional e trailers... (eu não assisti nenhum trailer também, mas só pelo que comentam e pelos memes e imagens que compartilham feito doido). Então sim, estou hypado e ansioso, eu NUNCA espero tanto que um yasumi termine logo quanto esse, porque... quando ele acabar, vai estar bem próximo da data de estréia do filme.

E bom, aproveitando que eu reassisti em uma semana todos os filmes do Homem Aranha (incluindo o do Venom, que nem Homem Aranha tem), decidi fazer esse texto pra registrar o que eu acho de cada uma dessas franquias ANTES de assistir eles voltando (ou não?!) com seus papeis no Homem Aranha Sem Volta pra Casa, então.. vamos lá!

Homem Aranha (Tobey Maguire) 2002 ~ 2007

Os três filmes clássicos, os primeiros que eu (e muita gente da minha idade) assistiu e envelheceu absurdamente bem, eu diria que o único que foi "estranho" de assistir foi o primeiro, mas não porque o filme é ruim ou datado, mas por causa do filme do LIBÉLULA!!! Várias cenas eu via e lembrava do filme, ou pensava no filme em vez de focar nesse, não sei.. aquela cena do "-Essa lâminas cortam até diamante -Eu não estou com nenhum diamante" foi estranho de ver do jeito "certo". Mas claro que isso não estraga o filme, apenas foi estranho.

Já o segundo é definitivamente o melhor, não apenas desses três como de todos os filmes no geral, adaptaram perfeitamente o arco do Homem Aranha "desistir dos poderes", junto com o Doutor Octopus e de cara, dão continuidade ao plot do Harry, o romance do Peter e mary Jane... é uma obra de arte!

O terceiro, sempre que eu assisto eu não entendo porque a galera tem tanto hate com ele, le é inferior ao segundo? óbvio, mas isso não é um demérito, o segundo é PERFEITO, não tem como esse ser melhor também né?! ou minimamente próximo. Mas pra mim ele tem bons momentos, consegue dar um foco bom ao vilão principal, que é o Venom, e de quebra ainda tem o Homem Areia e o Harry voltando como segundo Duende Verde, sei lá. O Homem Areia não chega a ser muito aprofundado, mas nem no quadrinho ele é, e aqui ele ao menos serve pra uma fechamento do arco do Tio Ben, o que chega a ser clichê, mas pra um fechamento de trilogia funciona (e funciona muito tem). Gosto também do Eddy Broke nesse filme (interpretado pelo "Eric Forman"), porque... aqui o Eddy tem REALMENTE um motivo pra odiar o Peter, e ao descobrir que ele é o Homem Aranha e ganhar os poderes do Venom... tudo casa perfeitamente pro ódio vir!! 

Destaque especial pro JJ Jameson, que é o melhor personagem adaptado dos quadrinhos de TODA a história do cinema, é como se o personagem dos quadrinhos lá dos anos 70 tivesse sido pensado nesse ator, tudo... TUDO nele é perfeito!! É incrível!! 

Espetacular Homem Aranha (Andrey Garfield) 2012 ~ 2014

Dos filmes, esse talvez seja o Homem Aranha mais criticado, tanto pelo personagem/ator mas também pelos filmes em si, e eu SEMPRE achei uma injustiça isso, eu gosto dos filmes E do ator, ele é diferente do anterior, não tem JJ Jameson (o que pra mim foi um acerto, não tinha como escalarem outro ator pra ser ele) e o carisma e química entre Peter e Gwen Stacy aqui é muito bom. Pra mim o único problema do primeiro filme, é que o Lagarto não é um vilão tão bom pra carregar um filme, e ele nem confronta tanto e nem odeia tanto o Homem Aranha assim, ele só tava lá fazendo o plano dele e decide lutar com o Homem Aranha porque ele tava "atrapalhando", maior parte do filme é apenas entre Peter e Gwen, acho que pra esse filme ter funcionado melhor, seria se tivesse, talvez, outro vilão junto ao Lagarto, poderia ser um vilão meio bunda, tipo Homem Areia ou Rhyno, apenas pros dois se unirem ou algo assim.

No segundo esse problema meio que continua, porque aqui apesar de ter dois vilões (Elektro e Duende Verde), o foco do plot continua sendo entre Peter e Gwen, faz sentido porque aqui PRECISAVA ter uma carga entre os dois por causa do final, mas ainda senti falta da presença e importancia maior dos vilões de novo, o Duende Verde só "vira duende verde" na luta final do filme, o começo todo é apenas Elektro (me recuso a considerar o Rhyno como um vilão desse filme, ele foi só uma ponta pra uma sequencia... QUE DEVERIA TER TIDO NÉ?!)

Mas no fim das contas eu ainda gosto bastante desses filmes, no segundo eles meio que continuam a história dos pais do Peter e dão um TOTAL SENTIDO pra apenas o Peter ter conseguido os poderes de aranha, enquanto todas as outras pessoas que tentaram algo da Oscorp, tiveram efeitos colaterais terríveis (Dr Connors, Harry) e isso pra mim foi uma criação de universo PERFEITA pra uma futura sequencia, tudo estava encaixado e encabeçado, odeio a sony até hoje por terem cancelado essa franquia desse jeito...

Uma observação especial aqui, é que eu tenho um "carinho" especial por esse filme, porque foi o PRIMEIRO filme do Homem Aranha que eu vi no cinema (em 2012) e eu assisti com meu primo Nathan ainda, então, toda vez que eu reassisto esse primeiro, eu lembro desse rolê com ele nesse dia, ou seja, mesmo que não seja um filme que eu ache perfeito (pelos problemas que eu disse do Lagarto), pra mim ele é nostálgico tenho esse sentimento especial e aleatório, então já vale! Ah e a cena do Peter dando a máscara pro menino subir do carro, e depois do pai dele ajudando ele a chegar na torre... MARAVILHOSA!!

Homem-Aranha MCU (Tom Holland) - 2017 ~ 20?

Esse Homem Aranha do MCU apareceu pela primeira vez no Guerra Civil, e foi ESSE FILME que fez eu começar a gostar dos filmes da Marvel, eu nunca gostei do Capitão América, Homem de Ferro e Thor, por isso nunca tive vontade de ir no cinema ver, assistia bem depois de lançado e fodase (até hoje não vi Thor 2), mas quando eu vi que o Homem Aranha entraria pra esses filmes... animei pra ir no cinema ver e de lá pra cá, tirando algumas raras exceções, eu vi todos no cinema! 

E claro que o "De volta ao lar" eu vi no cinema, e na época eu gostei dele, mas uma coisa sempre me incomodou nesse filme (e também no segundo) que é: são filmes GRUDADOS e COMPLETAMENTE DEPENDENTE dos filmes da Marvel, o primeiro filme não é como o primeiro do Tobey ou do Andrey, que não apenas são filmes de origem, mas que são independentes e o começo da história, aqui ele já depende da pessoa ter visto Vingadores, Guerra Civil e ter conhecimento um pouco de outros filmes (Homem de Ferro por exemplo) e o segundo de Guerra Infinita, óbvio. Por isso apesar de gostar dos filmes, sempre tive um sentimento estranho, de... "Ahhh, é daora, mas... tem que ter visto os outros né...". Não me entende mal, eu gosto do primeiro, nunca pensei que conseguiriam adpatar o Abutre de forma decente nos filmes (no quadrinho ele é só um velho doido que voa) e o Mysterio... mano, o segundo filme pode não ser tão bom, mas a adaptação que fizeram pro Mysterio é incrivel!!

Uma coisa que percebi sobre o segundo filme (Longe de Casa), é que eu acho que se ele fosse um filme de ROAD TRIP misturado com HOMEM ARANHA, seria um filme perfeito (ou pelo menos, bem melhor do que foi), porque tipo, a ideia do filme é sobre ele estar viajando e ainda assim resolver as tretas como Homem Aranha em outro páis, e ele fica nessa de querer curitr as férias com os amigos e ser o Homem Aranha... mas ele fracassa absurdamente como "filme de viagem", a gente nem liga pros acontecimentos da viagem ou pros amigos dele (apesar do Flash ganhar um bom destaque aqui, maior que no primeiro). Acho que se fosse um filme alopradamente tipo EuroTrip + Homem Aranha talvez ficasse melhor, mas ainda assim, o gancho que deram pro final dele foi INCRIVEL!!

Venom (2018)

Julguem-me do que quiserem, mas eu gosto desse filme e desse universo de vilões do Homem Aranha sem o Homem Aranha que a sony ta criando (tem esse, Venom 2 e Morbius e Kraven que tá pra sair, eu acho). São filmes descompromissados e totalmente "ruins"?! digamos assim... mas sei lá, nem todo filme precisa ser um Guardiões da Galáxia, as vezes uma bobisse é necessária, e com Venom é exatamente isso, sem falar que o filme é super curto ne?! Eu ainda gosto mais do Edy Broke do Homem Aranha 3, porque aquele sim tem uma motivação pra odiar o Homem Aranha, mas se lembrar que esse Edy Broke não tem Homem Aranha... ai tudo bem. Espero que um dia a sony faça um Homem Aranha pra esse universo OU traga algum outro que já existe pra cá... Andrey? Tobey? aquele dos jogos? qualquer um, trás logo!! Outra coisa que gosto desse filme, é que ele é curto, não enrola, vai direto ao ponto e já era, sucesso.

Bom é isso, agora ficarei no aguardo e no hype do terceiro filme do Tom Holland, depois que eu assistir eu faço outro texto comentando sobre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário