Bob Esponja é definitivamente um dos meus desenhos favoritos da VIDA (juntamente com Jimmy Neutron, Toy Story e One Piece) mas de todos esses eu acho que bob esponja veio antes e com certeza as primeiras temporadas (e o filme de 2004) é com certeza os desenhos que mais gosto e mais assisti de todos, cada piada, frase, bordão, é algo que eu uso sempre que tenho a chance ("Careca, careca... meus olhos", "Não se apressa a ARTE", "Já terminou seus afazeres?", "posso fazer o hamburguer de Siri agora?!", "Maionese é um instrumento?", "ESTOU PRONTO... PROMOÇÃO ÃO"
Mas enfim, dito isso, quando foi anunciado que sairia um novo filme do Bob Esponja, eu senti duas coisas: felicidade de ter mais um longa da esponja amarela e medo de fazerem algo decepcionante ou frustante, tal qual foi o segundo filme, que... eu gosto, mas perto do primeiro ele não é nada! (até porque né, o primeiro filme é o ápice do melhor que já foi feito na industria de desenhos do entretenimento mundial do mundo inteiro). Então lá estava eu, hypado pra um filme do bob esponja... de novo
Até que devido ao COVID-19 o filme simplesmente foi cancelado nos cinemas e estrearia direto no streamming (Netflix) então eu perdi um pouco do hype porque... né, o dia simplesmente chegou e eu descobri isso faltando 2 semanas pra ele estrear (estreou dia 5 de novembro) e cá estou eu, no dia 8 escrevendo esse texto de madrugada ALUCIONADO pelo que acabei de ver.
Não foi o melhor filme de todos, na real não foi nem o melhor filme do bob esponja (o primeiro é imbatível né) mas ele teve sacadas tão boas, teve um clima tão legal, que eu como fã não consegui não sentir meu coração apertado com a cena de todos os personagens, INCLUSIVE O LULA MOLUSCO, dizendo o quanto gostam dele, ou então das pequenas referencias ao desenho e ao filme, eu literalmente SURTEI quando vi e reconheci o Sirí Móvel, na real que quando eles sequer desceram por aquele poste do siri cascudo meu olho já arregalou, porque essa é a mesma cena/passagem que o bob esponja e patrick usam no primeiro filme.... e quando eu vi o carro hamburger lá eu simplesmente gritei... (sério, gritei de verdade). O filme se vendeu um pouco em contar a explicação de como o Gary e Bob Esponja se conheceram e como eles se gostam e o bob esponja não consegue ficar longe dele, coisa essa que já foi feita em um eps da série mas tudo bem... mas aqui com uma duração e problema maior né.
Pra mim um grande problema do filme foi justamente esse, ele apenas replicou o plot do primeiro filme (Bob Esponja e Patrick saindo da fenda do biquini pra um objetivo fora da cidade) e misturou com esse eps do Gary fugindo, a unica coisa "nova" é que aqui o Lula Molusco, Sandy e Sr. Sirigueijo tem uma grande participação na história (e o Plankton) e tem o lado de origem dos personagens também, que é bem emocionante. Mas enfim, não deixa de ser um roteiro que já foi usado duas vezes, no filme e na série, inclusive o grande "vilão" do filme também é um deus do mar, no primeiro era o Netuno e aqui o Poseidon (mas isso pode ser considerado fan service então eu perdôo).
Se eu gostei do filme? COM CERTEZA, além desse problema de ter um plot repetido que falei, o JEITO que eles fazem é divertido, tem vários momentos que eu honestamente ri do ridículo e de algumas sacadas, como no começo: "estou atrasado pra chegar cedo" ou no "não nos importamos com defeitos na aparencia, seja eles pequenos ou grandes, olha só o Lula Molusco" fora as inúmeras situações INSANAS que acontece que você se sente realmente vendo a um episódio do desenho, como daquela cena onde zumbis cowboys do velho oeste dançam junto ao Snoopy Dog ou quando o Patrik para no mei ode uma perseguição pra comer frango (essa cena eu gargalhei, dele gritando e colocando pedaço de frango na boca).
Sobre a mudança do desenho 2D pra 3D é algo que eu simplesmente não me importo, não me incomodou ou não senti que isso prejudicou a história de forma alguma, não sei nem o que comentar sobre isso, eu gostei pow, fazer o que. Outra coisa que gostei foi de daus músicas específicas do filme, a que toca quando eles chegam na cidade (Livin la vida Louca) e a do final (Take On Me) eu honestamente gostei muito do jeito que elas foram colocadas, a primeira teve pausas com interrupções das insanidades deles se divertindo no cassino e a segunda encerrou com o maior alto astral!! A participação do Keanu Reeves foi apenas a cereja desse bolo todo, ELE QUEBRANDO A QUARTA PAREDE E COMENTANDO DA JANELA DO ENQUANTO ISSO!! Sacada genial demais!
O título desse texto é "um filme que eu não sabia que precisava" justamente por isso, eu não sabia que eu preciava desse filme, apesar dos problemas dele, sei lá, eu ri que nem um desgraçado de vários momentos e sacadas do filme, gostei e peguei várias referencias aqui e ali (Siri Móvel foi minha favorita) e me senti como uma criança de 10 anos que assistia o desenho e me identificava com aquele tipo de humor, inocente, sem noção e... bom! Da mesma forma que os personagens demonstraram no filme, eu também te amo Bob Esponja!
Nenhum comentário:
Postar um comentário