Finalmente zerei Super Mario Sunshine

SIM EU SEI, como assim "finalmente zerei super mario sunshine" quer dizer que eu nunca tinha zerado?? eu sempre falo que é meu Mario favorito mas nunca zerei? Sim, é isso mesmo!

Quando eu era criança e por toda minha vida esse sempre foi o meu Mario favorito, eu gostava de tudo nele, das músicas, das fases, do esquema de jogar com um negocio de água nas costas, de como você viajava de uma fase pra outra e ainda assim, via as outras fases de fundo, eu realmente me sentia NAQUELA ilha, é uma sensação muito imersa... mas tipo, eu nunca zerei ele quando criança (não conseguia prosseguir ou simplesmente desistia dele, ia pra outro jogo e depois voltava, e começava do zero) e mesmo em 2017, quando eu desbloquiei meu Wii antes de vir pra cá e eu peguei o Sunshine na versão americana (a que eu jogava era japonesa) e ainda assim não consegui terminar, não sabia onde estava a próxima e ultima fase, que no caso é aquela do Hotel... EU NÃO ACHAVA, e faltava algumas estrelas pra liberar a ultima... eu não sabia do esquema de 100 moedas por fase = uma estrela extra.. enfim, mesmo jogando inúmeras vezes quando criança e nessa vez em 2017... nunca cheguei a terminar o jogo (mas gostava do jogo mesmo assim, pow, joguei cerca de 80% dele)

Lembro uma vez em 2005 quando eu passei um mes no Brasil, fui na casa de uns primos que tinham Game Cube também e eles jogaram e zeraram na minha frente a ultima fase do jogo, tipo, eu SABIA o esquema e como matava o chefe (que é naquela banheira gigante) eu só... nunca tinha chegado até ali... isso por muito tempo foi o único jeito que eu sabia como era o final do jogo, sem youtube sem nada, foi assim!

ENFIM, foi anunciado em Setembro de 2020 que o Switch ganharia um "3D all star" e com ele viria o Mario Sunshine, foi ai que eu vi minha oportunidade de finalmente zerar, na real era uma dívida que eu tinha comigo mesmo, eu PRECISO zerar esse jogo agora, caralho, como pode ser um dos meus 5 jogos favoritos da vida sem nunca nem ter terminado "de verdaed"?! Era uma questão de honra.

Então o jogo lançou, a timeline inteira no twitter tava jogando Mario 64 ou Galaxy e eu solitário no Sunshine, cara, que jogo daora, as músicas, as fases.. incrível como tudo nele me dá uma nostalgia foda, eu simplesmente fiz e joguei de todas as maneiras esse jogo, inventava uma história pro jogo na minha cabeça mas que era bem próxima da real (eu fingia que o Mario era relmente um fora da lei as vezes), uma única "crítica" é que o comando do jato da água foi mudado um pouco, demorei um tempo pra acostumar com a gameplay nova, mas nada que atrapalhe a experiência.

É um puta jogo díficil e desafiador até demais algumas horas (mini game do pachinko e da melancia, é com vocês que estou falando) e eu finalmente entendi como eu nunca cheguei a terminar o jogo: ele não é intuitivo as vezes... tem fase que não fica implícito o que tem que fazer, tem vez que é óbvio, se na cena de introdução mostra umas moedas vermelhas ou um chefe... você tem ou que coletar as moedas ou matar o chefe, mas e quando na cena inicial mostra um ovo de Yoshi e um zoom out na fase, como caralhos você imaginaria que é pra pegar um Yoshi, ir pra baixo da fase e entrar em um tunel?! É complicado e eu entendo porque muita gente não gosta, mas... eu gosto! 

Aliás, lembra da fase do Hotel que eu não sabia como chegar???? Essa porra de fase é LITERALMENTE apenas um tunel vermelho no telhado com um abacaxi entalado, sabe como faz pra entrar ali?? usa o Yoshi e engole o abacaxi... SÓ... ISSO!!! Mas como eu disse, não é nada intuitivo (pelo menos pra mim) não tem nenhuma dica de que você precisa ou de que é possivel fazer isso... eu fiz isso SUPER sem querer, eu só tava no telhado com o Yoshi e... apertei o botão errado?! Na hora eu surtei, gritei e me senti um IDIOTA que não sabia disso por tipo... 15 anos?! Caralho irmão

Considerações finais desse jogo, ele continua incrível, as possibilidades de manobra e exploração dos jogos continua insana, como eu disse, se você coletar 100 moedas por fase você ganha uma estrela extra (que isso não é dito em momento algum, eu descobri isso aleatoriamente também...) e a história dele é MUITO bizarra, nela o Bowser Junior pensa que a Peach é a mãe dele, e... só dele pensar isso já fica implicito que o Bowser disse pra ele, agora você imagina ela e o Bowser... né?!

Meu ÚNICO ponto negativo, seria pra essa absurda não explicitagem de como você continua ou faz algumas coisas, seja achar fases novas ou simplesmente terminar algumas... um botão no start com uma dica ou lista de objetivos resolveria outra coisa negativa também é a fase e chefe final... véi, é SIMPLES, FÁCIL e completamente sem graça o ultimo ato do jogo... nem chega a ser recompensador derrotar o Bowser daquele jeito, não dá emoção tal qual o final de qualquero outro Mario sei lá... a fase do vulcão NÃO TEM INIMIGO ALGUM!!! é apenas o Mario pulando de plataforma pra outra e usando um barco... mas enfim, isso não tira o mérito do jogo, continua sendo meu favorito! Depois de jogar o Galaxy vamos ver se isso muda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário