Days Gone: o melhor jogo de 2019

Days Gone foi uma das MAIORES (e melhores) surpresas de 2019 dos games pra mim, no decorrer do ano eu joguei e zerei vários jogos, mas todos eu meio que "sabia que seriam bons", seja porque era de uma franquia que eu já gostava ou porque eu sempre ouvi as pessoas falando bem daquele jogo, mas Days Gone?!?! nunca vi ninguém comentando ou recomendando, o flop desse jogo foi tenso (e injusto).

Mesmo com todo esse flop eu tinha vontade de jogar ele, seja por causa de algumas gameplays do personagem fugindo de hordas enormes de zumbi ou porque a desenvolvedora é a "BendStudios", a mesma que fez o Uncharted do Vita... Sim eu sei que isso não é um grande motivos, mas porra, não custa dar uma chance pra outra Second Party da Sony ne?! E ainda bem que eu dei essa chance!

Na minha opinião um dos motivos do jogo ter flopado, pode ter sido pela saturação do gênero "zumbi" nos tempos de hoje, seja por causa de "The Walking Dead" ou trocentos mil outros jogos, filmes e séries, mas também principalmente porque foi esse ano também que saiu o tão esperado remake do Resident Evil 2, se a pessoa tivesse que escolher entre um dos dois, qual será que ela vai escolher?

Diante disso tudo Days Gone torna-se uma jóia rara dentro desse gênero de apocalipse zumbi, que você só vai descobrir e apreciar caso seja que nem eu, que arrisque, compre e jogue esse jogo independente dele não ser "um Resident Evil 2 remake", se bem que na minha humilde opinião, ele é BEM MELHOR que Resident Evil 2... estamos em 2020 né galera? chega de remake, bora criar coisas novas, apreciar coisas novas, quem vive de passado é professor de História


Uma das coisas que mais me fez gostar e me adentrar nesse mundo de Gays Gone, sem sombra de dúvidas foi a história do jogo!

Nela acompanhamos Deacon, um motoqueiro que faz trabalhos distintos para diversos acampamentos em busca de recompensas, tanto para seu sustento como para ajudar seu irmão de moto: Boozer, que recentemente sofreu um acidente e esta incapacitado de pilotar. Além disso, Deacon lida com seu passado de ter "perdido" sua esposa logo quando o apocalipse começou, deixando ela em um helicóptero enquanto ele fica pra sobreviver junto com Boozer, pra depois reencontra-la. porém anos se passaram e o local pra onde ela foi... foi completamente atacado e destruído por zumbis. Por conta dessa incerteza de sua morte, vemos durante vários diálogos entre Deacon e outros personagens, a aflição e tristeza dele ao ter "perdido" sua mulher, e pra nos identificarmos ainda mais com o personagem, nos é jogado vários flashbacks e conversas que ele tem com o "túmulo" dela no decorrer do jogo, como quando ele se revolta por ter pessoas dominando e destruindo a Igreja onde eles se casaram, conhecer um cara que tem um anel que ele deu pra ela, etc etc...

Claro que isso que eu disse é apenas o COMEÇO da história do jogo, no decorrer dela, vão surgindo novos acampamentos, novos problemas, novos personagens e passamos a ver que o maior inimigo do jogo não são os zumbis, são os humanos! Sim eu sei, isso é clichê em qualquer obra do gênero, mas aqui isso é muito evidente, grande parte dos problemas enfrentados pelo Deacon, inclusive o acidente com o braço do Boozer, foram causados por humanos, não por zumbis, mas não é por ser clichê que não deixa de ser um bom ponto a se abordar né?! Aliás, é isso que me cativa nessas histórias de apocalipse zumbi (que eu gosto muito, me julguem).

Outra coisa que eu gostei bastante do jogo, é que ele praticamente tem três arcos e todos eles se parecem realmente com o final de uma temporada de uma série, é uma mudança MUITO grande que acontece na história e nada disso é estabelecido dentro do jogo, a gente simplesmente percebe, não é apenas eles "mudando de região" ou "surgindo um personagem novo", acontece algo que muda completamente todos os objetivos e metas dos personagens e quanto mais a gente avança, mais a gente vai se apegando aos personagens, o perigo de qualquer um deles morrer por causa de motivo x, y ou z... é assustador!


Além da história, outro fator importante pra um jogo é a sua Gameplay, né?!

O jogo é em terceira pessoa, mundo aberto e lotado de itens pra coletar, craftar e aprimorar, como todo e qualquer jogo de mundo aberto atual, né?! Mas o grande diferencial aqui, é que usamos uma mesma moto durante o jogo INTEIRO, e essa moto aliás, é o que usamos pra salvar o jogo, pra usar viagens rápidas e nos locomover, claro. E além de coletarmos munição, itens de vida e aprimoramentos pra nossa arma branca, temos que procurar por gasolina e itens pra arrumar a moto também durante o jogo inteiro!!! Isso nunca a chega a atrapalhar a jogatina, porque é relativamente fácil achar essas coisas, tem vários pontos no mapa que tem, mas é um diferencial daora, faz a gente realmente economizar gasolina, não sair andando pelo mapa "atoa" e mais importante: apreciar descidas!

O mapa do jogo apesar de seus problemas, de tipo, não ter 100% de liberdade pra ir onde quiser, não podendo cortar caminho por cima de uma pedra ou arvore, por exemplo, é BEM GRANDE, vasto e lotado de coisas pra fazer, apesar de ser um mundo pós apocaliptico, é facil reconhecer e se acostumar com a ambientação dele, em cada metro quadrado tem algo pra se fazer, lugar pra coletar e missões pra fazer, não é um mapa grande atoa.


Mas é isso, se você por algum motivo esta lendo esse texto e não jogou Days Gone por quaisquer que seja o motivo, vá jogar, procure jogar, foi o melhor jogo que joguei em 2019 e definitivamente uma das melhores obras do gênero Zumbi que já vi, uma experiencia incrível, do começo ao fim!



"Por muito tempo eu queria te jogar pros Freakers, pra eles arrancarem cade pedacinho seu, mas mudei de ideia, porque... eles não vão sentir prazer nenhum fazendo isso" ST. John, Deacon - 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário