GRAVITY FALLS

Vou confessar que nunca tinha tido interesse em assistir Gravity Falls, na verdade, eu nunca tinha ouvido falar desse desenho, ou se ouvi foi tipo quando você escuta alguém falando o nome alguma coisa mas você simplesmente ignora por não saber do que se trata, tipo a palavra "ranço" (pra mim).

Até que eu sem querer fui parar no canal do Imaginago e direto ele comentava desse desenho, nunca falando muito, apenas citando mesmo, como por exemplo quando perguntaram pra ele se ele gostaria da ideia de uma adaptação de 'Stranger Things' pra desenho animado, e ele respondeu: "-Já existe, chama-se Gravity Falls". Esse foi o estopim pra eu ficar com curiosidade e vontade de assistir.

Porque eu viciei tão rápido nesse desenho?

Pra começar explicando um pouco de como eu viciei tão rápido nesse desenho, tenho que dizer que nos primeiros episódios eu não achei nada demais, parece um desenho "do cartoon network" normal (aspas porque é uma série da disney), tem personagens engraçados, uma história com começo meio e fim e não tem uma ligação direta de um episódio pro outro, até que eu não sei em qual episódio exatamente comecei a sentir isso, mas eu comecei a me sentir imerso pra caralho na ambientação daquela cidade.

Mas como assim imerso?! Simples:

Nos primeiros episódios, a gente se depara com várias situações diferentes, nos é apresentado vários personagens secundários e alguns lugares característicos da cidade (e da floresta), até que conforme os episódios vão indo, TODOS os personagens e lugares que já vimos passam a aparecer de novo, seja na sua cara, com alguma fala ou sendo parte da história, como escondido no cenário. E isso vale pra personagem, objeto, poster, banda, comida, situação, lugar qualquer coisa!

Por exemplo, tem um personagem em um dos primeiros episódios que tem LITERALMENTE uma única fala (ele ta usando uma camiseta de 'pizzas de graça' e pergunta -cade as pizzas?? num momento do episódio) e em vários momentos aleatórios que precisa mostrar ou aparecer os cidadãos da cidade, sempre ta ele lá no meio (com a mesma camisa), ele não fala nada, ele nem ta em primeiro plano na cena, mas quando a gente olha ele, a gente reconhece ele como "um cara que mora ali e já vi ele antes". Outro exemplo é uma boy-band que aparece em um episódio, nele o episódio satiriza e faz piada com o fato das boy-bands serem todas iguais e feitas só pra agradar as adolescentes e tal e depois ao longo da série, sempre aparece algum poster deles, ou aparece um comercial na TV, toca alguma música etc.. e porque?! gratuitamente só pra fazer ""referencia"" ?! NÃO, porque é uma banda que existe nesse universo do desenho e é uma banda conhecida na cidade (que já fez show lá), faz todo sentido os adolescentes comentarem deles de novo em outras ocasioes, terem posters ou camisas deles ou mesmo passar comercias de show deles na TV, não faz?! Sim, faz!

Então, esses pequenos (porem importantes) detalhes que fazem a gente ter uma imersão absurda e parecer que aquela cidade realmente existe, e claro que existe milhões de outros, esses dois foram apenas os mais aleatórios que consegui pensar agora, quando quanto mais você vai assistindo, mais bagagem e mais dentro desse universo você vai se sentindo (sério).


História:

Acho que já falei, falei, mas até agora não expliquei como é a história né?! Então, a história é basicamente de dois irmãos gêmeos (Dipper e Mabel) que vão passar as férias de verão com o seu Tio Avô (Stanford Pines) em uma cidade no interior (Gravity Falls), só tem um pequeno problema: essa cidade é infestada de coisas assustadoras e vários mistérios.

Bem clichê né?! foi exatamente o que eu pensei

Porém no decorrer da história a gente começa e ver que todos esses duendes, unicórnios, dinossauros e armas alienígenas não são nada perto do maior e grande mistério por trás daquela cidade, e eu vou parar de falar por aqui porque isso é uma das melhores coisas da série, vale a pena assistir e descobrir sozinho, é como eu disse enquanto asssitia: não parece plot de desenho! (e tem uns 2 ou 3 plot twist no decorrer da série, ela não perde o fôlego em momento algum).


Personagens:

Normalmente pra desenhos (e séries também) eu sou bem unanime, quando gosto de um personagem eu gosto dele do começo até o fim, raro os casos em que eu gosto de mais de um (one piece, por exemplo eu gosto de vários, esse é o caso raro) e  Gravity Falls virou exceção também, TODOS os personagens são bons, bem construídos e com um background que você entende e se identifica no decorrer dos episódios. E isso é pros protagonista e pros secundários também, caralho, a gente começa a gostar de um BODE, que não tem nome, não tem função nenhuma além de comer grama e objetos aleatórios.

Uma coisa que achei legal de Gravity Falls, é que os personagens vão aparecendo aos poucos, tanto aparecendo como ganhando importância, por exemplo, desde o segundo episódio a gente conhece o velho maluco que mora no lixão e que cria coisas que não funcionam, ele sempre aparece seja pra ser uma piada, pra simbolizar um cidadão da cidade (como eu disse do cara da pizza) ou só pra aparecer mesmo, mas lá pra frente a gente ENTENDE o porque dele ser maluco, o porque dele morar num lixão e ele vira um personagem extremamente importante pro plot, e ele SEMPRE esteve presente.


Final:

Não sei até agora colocar em palavras o que senti vendo esse final, sabe toda aquela imersão que eu disse?! E também que todas essas aventuras do Dipper e da Mabel eram apenas as férias de verão deles?! Pois é, nenhuma férias dura pra sempre, um dia eles teriam que se despedir de Gravity Falls e de todos os amigos que eles fizeram, e a despedida deles foi como se fosse eu me despedindo deles também, todos os amigos deles, todas as aventuras e situações malucas que eles fizeram, eu vivenciei e aquele adeus ao maior estilo Disney de ser, foi a cena mais emocionante, triste porém satisfatória que eu já vi.


Diferentemente de outros desenhos que eu gosto, esse teve um começo, meio e fim redondinho (alguns são cancelados, terminam nas pressas ou mesmo nunca terminam e ficam na mesmice). Gravity Falls não precisa de sequencia, não precisa de prequel, não precisa de nada, com toda certeza um dos melhores desenhos já feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário