Ratchet and Clank Up Your Arsenal (ps2)

Não é segredo pra ninguém, tanto do blog como do meu canal, que eu sou completamente apaixonado por Ratchet and Clank (eu comprei a porra de um PS Vita só pra jogar esse jogo) e especialmente do terceiro jogo, do PS2. E por muito tempo esse sempre foi o meu jogo, o melhor, favorito, nostalgico, que eu mais gosto e etc. 


E eu na minha maratona de rejogar/zerar todos os três Ratchets no Vita, chegou a vez dele, será que ele ia suprir as expectativas de "melhor jogo da vida" ainda ou é só exagero ou.. nostalgia, sei lá. Digo e repito: continua sendo o melhor, sempre e pra sempre!

Quando rejoguei o primeiro jogo eu percebi uma coisa estranha: eu gostei mais dele agora, do que quando rejoguei ele pela ultima vez (por vários motivos, nostalgia, saudade, etc) e fiquei com receio de acontecer o oposto com o terceiro, será que gostaria um pouco menos?! NÃO!!!

Essa porra é meu jogo favorito e não é atoa, ele é muito foda!

tirei essa foto no trabalho no natal, tinha acabado de começar a jogar
O primeiro jogo tem uma mecânica de gameplay de um jogo de aventura/plataforma com armas (mais focado na plataforma, puzzles e aventura), o segundo muda um pouco isso e faz dele um jogo de plataforma com armas (mais focado na ação) e esse terceiro, cai de cabeça no genero ação, tem uma quantidade gigantesca de armas, pega armas do segundo jogo, implanta arenas, areas pra você só aloprar pra ganhar dinheiro (se quiser) e tem pingos aqui e ali de puzzle, exploração e plataforma.

Fora que esse jogo elevou ao máximo o quesito updgrade, o primeiro não tinha, você comprava uma arma e ela era do mesmo jeito o jogo inteiro (só no final que você podia comprar uma outra "melhorada", mas não fazia parte do jogo e sim do replay) e no segundo cada arma podia uppar uma vez, depois você recompra ela no replay, ou seja, três "leveis" se for ver. Aqui cada arma tem CINCO niveis, e depois de zerar você pode uppar ela MAIS CINCO, com cada arma tendo 10 niveis! E são... vinte armas no jogo !!!


O fator de replay desse jogo é quase infinito, porque dá uma satisfação levar uma arma ao máximo, você sente que ela fica mais forte e consequentemente melhor, agora imagina você trocar e usar 5 armas diferentes por segundo em uma horda de inimigos?! é um prazer incrivel.

Outra sacada genial desse numero de armas, é que cinco delas são do segundo jogo, e caso você tema o save com elas compradas no console (que eu no caso tinha, porque tinha jogado antes) o vendedor te dá elas de graça !!! (ele até te zoa perguntando o que você fez pra conseguir elas de graça). No segundo jogo também, mas eu acho que é mais por nostalgia e pra matar a saudade do que utilidade, porque as asmas do primeiro jogo no segundo... são bem fracas e inuteis até, porque o nivel de ação do primeiro e do segundo, como eu disse, é diferente. É LEGAL ter, mas nos combates mais importantes elas não são de grande ajuda não... e aqui não, aqui as armas do segundo, muitas vezes vira nossa arma que mais usamos, se não, a que mais usamos!


Lembro que foi mais ou menos em 2012 que eu "decidi" que esse terceiro jogo seria o meu jogo favorito da vida, e foi um fato deveras interessante (tanto que vou contar aqui agora), foi basicamente assim:

Eu estava no meu quarto rejogando/zerando o game novamente, no PS3, e chegou um primo em casa, dai ele me viu jogando por uns 15 minutos, perguntei se ele queria jogar mas ele não queria, só tava olhando porque não tinha mais o que fazer e os pais dele tinham passado lá e... foda-se, isso não importa. Até que depois desses minutos me vendo jogar, ele fez a seguindo pergunta:

"-Que tipo de jogo é esse? tiro? nave? plataforma? cada hora você faz uma coisa"

E na hora foi bem isso mesmo, porque eu tava em Metropolis, e nesse seguimento, a gente joga usando o Ratchet (armas) dai derrota o Giant Clank (chefão), depois usa a nave pra matar os inimigos da cidade (nave), dai a gente vai pra Phoenix e jogar um VidComic do Capitão Qwark pra tentar descobrira localização dele (plataforma estilo Mario) e volta pro planeta de gelo lá pra procurar o Qwark (arma de novo).


E caralho, a gente joga isso tudo e nem percebe a variedade que o jogo tem, e quando a gente ta em um seguimento que não seja de arma, a gente não joga tipo "porra, acaba logo porque ta chato, quero atirar com as 30 armas" a gente fica até satisfeito, porque com aquilo vamos ganhar dinheiro, pra consequentemente comprar mais armas, armaduras, balas e etc

E eu nem falei do seguimento que jogamos com o Clank, ou em mundo aberto com um carro ou nos puzzles de hackear, conversar com os bichos e o caralho.

Outro fator pra esse jogo ser o melhor (que eu não usei como mérito na época, mas é bom a ser colocado) é o VILÃO do jogo!


Diferentemente do primeiro e do segundo jogo, o vilão aqui é carismático pra caralho, tem um humor idiota porem não deixa de ser uma ameaça. No primeiro era só uma velho com tres dedos com um plano de destruir planetas e reconstruir pra ficar rico (enganando o povo), no segundo... tem uma história que rejogando e entendendo ela, eu achei sensacional!!! (porem não tem vilãããão em si) e aqui temos Dr.Nefarious

Nefarious foi um vilão tão bom, que foi usado e REUSADO nos outros jogos, virou amiguinho deles no All 4 One (que me decepcionou um pouco, porem é um ótimo jogo) e meio que ROUBOU o lugar o Drek no remake, fazendo dele um vilão aleatório em vez de uma ameaça política e intergalática.

Enfim, o cargo de melhor e jogo favorito da minha vida prevalesce para Ratchet & Clank 3 Up your Arsenal, simplesmente por ser o Ratchet mais prazeroso, com o maior numero de armas, plaentas e upgrades possiveis. As músicas do primeiro ainda são infinitamente mais nostalgicas e melhores que desse, mas nada que uma Cortner Gears não resolva (outra personagem FODA que esqueci de falar, mas enfim).

Zerei e joguei maior parte desse game no natal até o ano novo (no meio tempo zerei Life is Strange) e posso dizer que foi uma das melhores experiencias que tive, tanto por esse como pelos outros dois, já valeu 100% a compra do Vita, o que eu jogar e vier daqui pra frente é lucro. De qualquer forma, é sempre bom ter um Ratchet & Clank 1, 2 e 3 no bolso pra jogar a qualquer hora e lugar.


Enfim, esse três jogos (especialmente esse) são os jogos mais importantes, marcantes e que eu mais gosto na vida, já joguei no PS2, PS3 e agora no Vita, e se sair versão pro PS4 eu vou comprar e jogar no PS4 de novo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário