Gênero Mamonas

  O primeiro texto sobre música do blog, e pra começar direito, bora falar do gênero de música que eu mais gosto, até porque foi o primeiro gênero que eu escutei, então esse será sempre o meu preferido, o famoso e tão amado/odiado "Gênero Mamonas" !!!


  Mas porque Gênero Mamonas? você deve estar se perguntando, certo?! Dexa eu explicar: Pensa numa banda com letras engraçadas, com palavroes e que te fazem dar uma risadinha ao ouvir o refrão, agora tente explicar o porque dessa música ser tão legal pra um amigo, Você certamente ira dizer: "-É uma banda com letras idiotas, tipo Mamonas sabe?". sacou?

  Tenho 17 anos, quase indo pros 18 e nasci exatamente no mesmo ano em que os mamonas morreram... não chorei quando vi nos noticiários que eles tinham sofrido o acidente, posso ter chorado, mas era por motivos que um bebê recém nascido chora, fome ou merda...  mas não é por causa disso que eu sou menos fã do que quem tinha 12 anos na época.

  Sou muito grato aos Mamonas, foi graças a eles que meu gosto musical foi formado, se o Matheus Kenji não tivesse me apresentado eles em 2005-2006 vai lá se saber que gênero musical eu escutaria hoje... 

  E a maneira que ele me apresentou foi bem bizonha, foi mais ou menos assim: lá estávamos nós na famosa Wagon da Brazilian, que eu já contei nossas aventuras nesse texto, mas nesse dia a gente estáva civilizado. 

  Ele estava ouvindo seu mp3 super maneiro, e começou a cantar feito um retardado, mas eu não sabia que ele estava cantando, ai eu comecei a pergunta "-que que foi?", e ele cantando, "-que que foi sua bicha?" até que chegou exatamente essa parte da música "CALA BOCA, E TIRA O DEDO DO NARIZ" nisso eu deu um soco nele, ele tirou o fone todo nervoso "QUE QUE FOI SEU GORDO DO CARALHO?!", "o que?? o que você ta fazendo sua mula?!", "to ouvindo e cantando aqui, porque você me bateu?", "ah, pensei que vc tava falando comigo e me mandou calar a boca...", "SEU JEGUE"

  Depois desse mal entendido bem bizonho, ele me deu um lado do fone pra mim ouvir com ele, e cara, eu ri e curti demais as músicas. Nisso ele anotou num papel o nome das músicas, cheguei em casa e pedi pro meu pai que eu queria ouvir aquilo, pra ele me dar um mp3 e botar aquelas músicas (até ai eu não tinha mp3, eu não escutava nada mesmo...). Então ele me deu o dele e colocou as músicas.

  Depois de um tempo, que ele viu que eu gostei mesmo das músicas e do mp3, ele começou a falar das bandas que ele ouvia na minha idade e me recomendou Capital, Titas, Paralamas e tudo essas bandas fodas dos anos 80.

  Voltando ao Gênero Mamonas, logo após eu conhecer e decorar todas as músicas dos mamonas, meu tio me empresta um CD dos Baba Cósmica, e disse que como eu gosto de música com besteira, eu vou gostar do Albúm Gororoba. Ele estava certíssimo, curti e decorei todas as músicas desse cd super viciante com músicas escrotas PARA CARALHO

 o cd da esquerda foi o que o meu tio me emprestou


  Não existe uma música nesse cd que não insinue coisas nojentas/sexo/putaria, é o tipo de banda perfeita pra adolescentes retardados tipo eu na época. Cada frase que eu entendia o "palavrao" que ali tinha, eu já ia correndo mostrar pros meus amigos da sala, todos sempre riam e curtiam, não tem como pré adolescente é tudo retardado, quando escuta uma banda assim, é gritaria e risadas na certa!

  Escutei tanto o primeiro cd, em tantas épocas diferentes que não tenho uma "lembrança fixa" pra ele, já o segundo (o da direita) sempre que eu escuto, qualquer musica do cd, eu lembro da época em que eu estudava na hiro (em 2009) e voltava pra casa de ônibus com a galera, depois passava na lan pra jogar um cs, embora o segundo cd ser imensamente inferior ao primeiro, eu gosto justamente por causa dessas lembranças.

  AH, e um fato curioso sobre essa banda que ninguém sabe, é que a música Sábado de Sol foram eles que fizeram, os Mamonas cantam mas ela é só "emprestada" eles tem os direitos e tal. Os Mamonas começaram a cantar essa música porque a letra é rápida e fácil, com isso o Tecladista Julio Rasec que a cantava nos shows, dando tempo pro Dinho, se trocar no camarim e colocar uma roupa para a próxima música. Aqui no Raciocínio Diferente só tem merda, mas tem merdas informativas haha

  Um pouco depois do Álbum 'Gororoba' eu conheci outra banda desse gênero, e dessa vez foi meu pai que recomendou, Virgulóides, um nome tão retardado quanto as letras das músicas, não eram tão pornográficas como Baba Cósmica, tinha um ritmo diferente, so ouvindo pra saber...


  O primeiro cd tem o cara vestido de Chaves, no segundo é uma mão saindo de uma privada com um dinheiro... já deu pra sacar como é mais ou menos a banda, né? Lembrando tambem que os Mamonas se vestiam de Chapolim em alguns shows, será que todos esse pessoal (incluindo eu) que é retardado curte as mesmas coisas?

  O estilo de música é bem diferente das duas bandas anteriores, tem o mesmo "conteúdo" mas é bem diferente, eu levei um tempo pra gostar, mas no fim acabei gostando das bizarrices das letras.

  Eu acho que essa todo mundo conhece, porem esse quase todo mundo na época que eu comecei a ouvir se resumia a meu primo Rafael e a Tayná. (isso soou meio hipster, mas foda-se, sou mesmo).    

 

  Um dia meu pai me disse que meu primo, tava ouvindo uma banda chamada Pedra Leticia que era uma banda legal e que eu iria gostar, ou como ele mesmo disse no scrap do orkut:"- o igor gosta de mamonas né? entao ele vai gostar dessa, é parecido com as músicas deles" Ai a minha teoria lá do começo do texto aparece novamente !!! (claro que não foi essas as palavras dele, mas eu lembro assim na minha memória...) Não foi a partir dai que eu comecei a ouvir essa banda, calma.

  Em 2009 a sala tinha um cd que sempre tocava no recreio, e que as músicas que tinha ali quem selecionou foi a Tayná, e que mesmo sendo as músicas que ela escolheu, ela fazia questão de pular as músicas procurando uma que ela goste... vai entender

  Dessa lista de músicas, duas era do Pedra Letícia, as músicas eram 'Teorema de Carlão' e 'COMO QUE OCÊ PODE ABANDONA EU' que por sinal era a favorita da Tayná eu acho porque sempre que era "a vez" dessa música, ela esperava pra cantar o refrão.

  E foi a partir dessas cantorias irritantes da tayná que eu me interessei em baixar e ouvir todas as músicas, e gostei demais, não tem palavrões em excesso como Baba cósmica mas as letras eram realmente engraçadas, é só escutar e prestar atenção nas letras, é de rir ao começo ao fim, escute "Resolução" que você irá entender.

  A próxima e ultima banda, é o tipo de banda que você nunca ouviu falar, mas já ouviu alguma música deles, um exemplo é essa música, essa ou essa. A não ser que você tenha vivido numa caverna nos últimos anos...


  Os Seminovos é mais ou menos no mesmo esquema de Pedra Leticia não tem palavrões jogados na  nossa cara, mas as letras das músicas são obras primas de tão engraçadas, conseguem fazer graça com qualquer coisa e botar num ritmo legal, já fizeram graça com Star Wars, Chaves, Iphone, Nerds, Emos, Otakus, com o Silvio Santos e até com os DJs.

  Eu não lembro direito como e porque eu comecei a ouvir essa banda, mas foi na mesma época de Pedra Leticia, em 2009. Só lembro que eu curtia demais ver as charges do Tobi Obito? e do Espinha e Fimose ai por acaso cai na parte das músicas, eu já conhecia de Relance a música dos Emos, Nerds, ai fui ouvindo as outras, curti demais, e quando percebi já tinha quase todas no meu ipod (meu ipod nano que esta vivo até hoje).

  Os Seminovos não tem cd, quer dizer, ter tem, mas não é o cd que "a gente compra na loja" o Maurício Ricardo disponibiliza o cd pra baixar no site (por isso do nome do primeiro cd) mas se tivesse eu compraria.

  Bom, acho que essas são as minhas bandas do Gênero Mamonas, esse é um dos gêneros que eu mais gosto, só tem esse e rock nacional, mas idai?! Quando eu to afim de cantar mentalmente umas músicas bem babacas eu coloco elas pra ouvir, e lembro dos bons tempos.

  Uma coisa que eu aprendi depois de escutar todas essas bandas é: 'gosta' rima com 'bosta'!!!

Observaçãozinha marota: se você quiser me dar um presente de aniversário ou natal (ou os dois) e não sabe o que me dar, porem quer me dar algo que eu REALMENTE vá gostar, e que fará eu te amar o resto da minha vida, me dê um CD (original, claro) do Baba Cosmica ou Virguloides ou Pedra Leticia. Se você fizer isso, fique sabendo que terei uma dívida de gratidão eterna com você!!!

Observação para a observação anterior: Se realmente decidir comprar OBRIGADO DESDE JÁ, me pergunte antes se eu já comprei, não que ter 2 cds iguais seja um problema, mas entre ter dois iguais e dois diferentes, obviamente, ter dois diferentes é bem melhor.

3 comentários:

  1. Nossa, cara, confesso que fiquei um pouco perdido e me sentindo como um "desnaturado". huahsuas Eu por ser brasileiro não conheço muito das músicas brasileiras. No seu texto conheço apenas o Mamonas assassinas e capital inicial, mas nunca entraram no meu ipod e fizeram parte do meu gosto musical. Mas eu acho bacana as pessoas como vc, gostarem das músicas do nosso país, isso tem um valor imenso, por mais que os caras cantam mais "comédia" (ficou meio estranho isso hehe), são bandas que marcaram o nosso Brasil.
    Queria ser assim tbm, mas não adianta me indica muitas músicas brasas porque são poucas que eu gosto. Curto sim umas bandas nacionais, porém, são algumas contemporâneas (não pense em restart e cine que não é não - Graças a Deus).
    Enfim, ainda prefiro as internacionais, mas nada melhor do que respeitar o gosto musical de cada um, e como já disse, acho muito interessante o seu gosto, e valeu pelo texto por eu conhecer um pouco mais algumas bandas.

    ResponderExcluir
  2. Li o texto só agora!! E eu não sei onde foi parar esse cd :( mas eu lembro dele!
    Bom saber que a cantoria irritante serviu pra alguma coisa haushausha

    ResponderExcluir
  3. Eu sou o contrário de você Gustavo, eu até curto bandas internacionais (Weezer, Linkin Park, Bon Jovi) mas não tanto quanto curto os rocks nacionais dos anos 80/90. Não sei porque, sinto até um orgulho bobo por gostar de bandas que ninguem gosta (sou hipster musical). Até hoje a única pessoa da minha idade que curte tanto essa músicas quanto eu é a Tayná (a gente vai no show do capital, marque isso). E eu respeito demais pessoas assim como voce, que mesmo nao gostando desse tipo de musica RESPEITA quem gosta =DD obrigado por ler o texto e principalmente pelo comentário brow

    E Tayná, será que o CD não é um dos que estão na sua porta? dá uma olhada ai HUIAOEIAUHEAOIUEAHOIUAHEAOIUA o "meu cd" ta ai ainda né? só fui na tua casa uma vez, mas ja vale

    ResponderExcluir