Modern Family


Lembro que lá pra 2013 mais ou menos, Modern Family já era uma das séries de comédia que mais ganhava prêmios e indicações, muita gente considerava ela "a melhor série de comédia da atualidade" e por esse motivo eu fui atrás de assistir, e... ela era bem boa mesmo, era um formato de série que eu não costumava ver (não via The Office, Parks and recreation nem outra nesse estilo) então estranhei, mas curti. E nessa época ela tava na 4 temporada acho, eu lembro de ir acompanhando ela ano a ano, foi junto com The Middle também, duas séries de familia que eu gostava e acompanhava fielmente (preferia The Middle do que ela, não sei porque). Até que os anos foram passando e eu ESQUECI de continuar acompanhando, até que eu vi que tinha ela inteira disponível na Netflix japonesa e... como eu não lembrava onde eu tinha parado... fui ver tudo desde o começo e fodaaaase

E não é que ela continua boa?? Phill é um dos meus personagens favorito da série mas, a melhor família com certeza é Mitchell, Cam e Lily, as situações que se entrelaçam durante alguns episódios é muito boa, a gente sente realmente que eles são uma família, não por se entenderem 100% do tempo, mas pelas diferenças também. Pra mim um dos episódios mais geniais que tem nessa série e talvez em todas sitcoms que eu já vi, é o episódio onde ele inteiro se passa na tela de um computador, e TUDO que acontece nele é por aplicativos, video chamadas e ligaçoes... é genial, simplesmente genial!! E toda essa dinâmica só é possivel graças a química e interação boa entre os personagens, a gente compra a ideia de que aquilo tudo pode facilmente acontecer!

Phil Dunphy é o tipo de pai das sitcoms que a gente gosta logo de cara, ele tentando criar os filhos é claramente uma pessoa que virou pai "por acaso" e ta tentando ensinar uma criança algo que nem ele sabe, é tipo uma criança criando uma criança e isso gera uma das melhores cenas da série sem dúvida. No episódio que ele tenta dar uma lição pro Luke "roubando" a bicicleta dele pra ele aprender a não deixar ela por ai, mas na verdade não era a bicicleta dele e sim de outro menino... mostra bem isso.

Pra mim o ponto alto da série é o Phill, a insanidade e inocencia dele, muitas vezes é o que realmente dá graça ao episódio, seja nos plots com os filhos dele tentando ser pai ou quando é ele tentando ser um bom marido ou bom genro pro Jay, tudo ao redor do Phill é perfeito! O episódio que ele se despede da Haley quando vai pra faculdade é maravilhoso, ali a gente viu que apesar de ser um pai pateta, ele é um ótimo pai, que só tava preocupado com a filha. E não podemos esquecer dos grandes ENSINAMENTOS dele né?! "Phillosophie"

"Você pode beijar a minha esposa, pode até leva-la pra cama, mas nunca a faça rir"

.Uma coisa bem daora de Modern Family é que ela é uma série constante, não é como se apenas as primeiras temporadas fossem boas que com o tempo ela foi se perdendo... ela meio que é boa e tem episódios bons e geniais durante todas as 11 temporadas, não existe "temporada ruim", e isso eu fui percebendo ao longo dos anos. Talvez pelo fato da situação da familia estar em constante mudança, faça com que ela não fosse perdendo a graça, sempre tem algum filho indo pra faculdade, algum filho novo nascendo, pessoas mudando de emprego, problemas de moradia ou desemprego... é muito bom isso!

Na últimas temporadas uma coisa que me incomodou MUITO foi o fato deles simplesmente ABANDONAREM a Lily, não literalmente, claro, mas a personagem perde totalmente a importancia nos plots e histórias, ela praticamente não tem interação ou diálogo com os personagens, nem com os próprios pais praticamente, tudo nela se resume a "ela foi dormir fora", "ela não esta aqui agora".. caralho, eles arrumar por alguns episódios um "filho temporário" pra cuidar... não existe uma boa relação e dinamica dela com o resto dos primos, tios e tias, o máximo é uma cena ou outra sem aprofundamento aqui ou ali.. isso me incomodou muito porque... ela é uma personagem muito boa que poderia ser muito melhor explorada, ela poderia se aproximar da Claire ou da Glória por sentir uma "falta de um lado feminino" na casa, ou mesmo das primas Haley e Alex.. mas isso nunca chegou a acontecer... ela nem parece que é prima delas, tem momentos que eu simplesmente esquecia que eles são parentes, ela era mais uma estranha do que membro da família. E tipo, não é como se não dessem espaço ou oportunidade pra outras, a Haley teve um monte de namorado e uns plots muito merda pra cada um deles (tirando Andy e Dylan, nenhum foi bom) e até a Alex teve um destaque e importancia maior, foi ganhando espaço e melhorando a sua auto estima e tal, teve alguns namorados e mudou de emprego e tal... e a Lily?!?! nada, ela apenas ganhou uma característica (que não foi aprofundada) de ser misteriosa e todo mundo ter medo dela....

Tirando isso, o desfecho e final da série foi bem satisfatório, foi clichê do nada, nos ultimos episódios todo mundo mudar de vida e se separar pra ficar aquele clima de despedida? foi, com certeza, mas foi bonito de ver os ciclos se fechando, teve vários flashbacks nessa ultima temporada que mostrou o quanto a gente era apegado, e nem sabia, por aqueles personagens. Aquele último episódios deles chorando pra se despedir foi uma boa sacada, a gente que tava assistindo também tava sentindo um pouco disso... Não sei se rolaria, mas seria maneiro algum dia rolar uma reunião deles numa continuação, tipo "Fuller House" onde os "adultos" da vez são as crianças né.. imagina?? o Dylan é o "New Phill" perfeito!!! eu gosto dele desde o começo, ele ter voltado e adentrado a família pra mim foi um final perfeito pra Haley.


Não que isso seja obrigação ou culpa da série, mas como eu disse, ela é filmada no estilo "mockmentário" e diferente de The Office, em momento algum é explicado ou dito o motivo disso, é como se as cameras estivessem gravando e registrando uma familia por 11 anos porque.... porque sim?! Não explicam o óbvio, não fazem nada, ela apenas acontece... eu juro que em algumas temporadas eu pensei que no final, todo esse registro teria sido um plano e ideia do Jay, que... estaria pagando pra alguém registrar todo o resto de sua vida pra ficar eternizado assim pros seus netos e bisnetos e não ser esquecido, seria clichê e muito óbvio?? sim, mas daria todo um sentido pra uma equipe de filmagem acompanhar uma familia por tanto tempo, estavam sendo pagos né (e o Jay é rico, ele teria como custear isso). Mas enfim isso não é um demérito em si, é apenas uma neura que eu tive por causa do fim de The Office que pra mim... foi perfeito nesse aspecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário